ANTES DE PENSAR EM DIVÓRCIO - CONSELHOS

PARA AS MULHERES



1. O fato de um homem trair sua mulher, não significa necessariamente que não a ame. Pode ter sido simplesmente um momento de fraqueza. Se ele fez escondido e demonstra arrependimento, talvez valha á pena perdoar.


2. O homem não precisa se envolver emocionalmente com uma mulher para ir para a cama com ela; basta uma “bunda bonita”. Bill Clinton disse ter tido relações sexuais com sua secretária simplesmente porque ela estava disponível. Em 90% das vezes com o homem é assim.


3. O homem não respeita uma mulher que “transa” com ele sabendo que ele é casado. Ele dificilmente pensará em separar-se da sua mulher para ficar com ela, a menos que a iniciativa da separação parta de sua esposa.


4. A solidão é uma péssima companheira. Ela só é boa quando é um intervalo entre dois encontros.


Segundo as estatísticas, a chance de brasileiras solteiras ou divorciadas virem a se casar em algum momento no futuro são: aos 30 anos de idade, elas têm 27,6% de chance de encontrar um marido. Parece pouco? Pois aos 35, a chance cai quase 10 pontos, e aos 40 despenca mais ainda. Em 74% dos casamentos, o homem é mais velho que a mulher". Ocorre que: 1) quanto mais alta a faixa etária, maior é o número de homens comprometidos; 2) quando se descomprometem, eles tendem majoritariamente para mulheres de faixa etária bem inferior; 3) ainda por cima, morrem mais cedo (sete anos, em média). Logo, a pirâmide de parceiros se estreita justo no momento em que a mulher que se divorciou ou deixou para se casar mais tarde começa a apontar o radar nessa direção. "O homem mais disponível é casado. O mais interessado é jovem demais. E os mais difíceis são os da mesma faixa etária, que só querem sair com meninas novinhas", resume a advogada Eunice Feigel, 53 anos, uma solteira da linha realista, que gosta da liberdade de ação proporcionada pela solteirice, mas reconhece a dureza da falta de ter alguém "para dividir emoções".


5. Às vezes o homem é um bom marido e um bom pai, mas caiu em tentação. Talvez seja melhor perdoar que se arriscar num novo casamento com alguém que não se conhece bem.


6. Peça conselhos. Na hora da dor é difícil raciocinar. Já vi muitas mulheres divorciadas se lamentarem que hoje seus ex-maridos são felizes em outro casamento, enquanto elas estão sozinhas.


7. Quando os filhos crescem, vão embora e os pais se tornam um peso. Nessa hora é quando mais um companheiro faz falta.


8. Certifique-se de estar fazendo a sua parte. Inúmeras mulheres divorciadas, na hora da solidão, julgam-se culpadas pela separação e dizem que hoje agiriam de forma diferente. Se não tem jeito, que ao menos você depois não tenha do que se culpar.



-----------------------------PARA OS HOMENS----------------


1. Ainda que sua traição seja perdoada e não termine em divórcio, seu casamento nunca mais será o mesmo. Você carregará esse peso pelo resto da vida.


2. Você estará realizado se um dia sua filha disser que quer se casar com um homem igual a você. Após um adultério, nunca mais seus filhos (e principalmente suas filhas) lhe verão com os mesmos olhos, principalmente se você é cristão.


3. Uma das coisas mais difíceis para um homem é dizer: “casei-me; sexualmente falando, daqui para a frente, só existe uma mulher disponível para mim em todo o universo: a minha”. Mas você não poderá se dizer servo de Cristo se não for capaz de falar isso!


4. Se você é servo de Cristo, jamais pensará em se divorciar a não ser por causa de adultério por parte de sua esposa.


5. Homem que vê revista pornográfica trái a mulher.


6. “O que o homem semear, isto também ceifará”. Uma mulher que transa com você, sabendo que você é um homem casado, e causa sua separação, raramente será uma melhor esposa do que a primeira e tem muito mais chance de lhe deixar por outro.


7. Na velhice os pais são um peso para os filhos. Só sua companheira estará ao seu lado. Se você a tratou bem durante a vida vocês terão uma velhice feliz. Mas se a tratou mal, é na senilidade que você colherá isso.


8. A mulher que lhe conheceu quando você não tinha nada e cresceu junto com você, tem mais de 90% de chances de ser mais fiel que aquela que lhe conheceu depois. Melhor não querer trocá-la por uma mais nova.


9. As diferenças e divergências que temos com nossas mulheres servem para nos fazer crescer como cristãos. Você não poderá jamais dizer ser portador do fruto do espírito (amor, alegria, paz, fidelidade, bondade, benignidade, paciência, mansidão, domínio próprio) se não for capaz de demonstrá-lo com sua esposa. Deus dá a cada um a esposa com virtudes e defeitos que precisamos para nos aperfeiçoar. SUA ESPOSA É A MELHOR ESPOSA DO MUNDO PARA VOCÊ, mesmo que a tenha conhecido antes de tornar-se cristão. PRESENTE DE DEUS. Se você não for capaz de conviver com ela, terá dificuldade com qualquer outra. Uma mulher que se anula empobrece a relação e não lhe fará feliz.


LAURENTINO AGUIAR - presbítero da II Igreja Evangélica Congregacional de Juazeiro BA.
TAG