BATE-SEBA - 2Samuel 11-12


O que você pensa quando se depara com o nome de Bate-Seba? Não sei do que você lembrou primeiro, mas, infelizmente, o nome de Bate-Seba está sempre associado ao pecado terrível cometido por Davi. Isso foi tão terrível que até nos deixa confusos: como esse ato pôde ser cometido por um homem de quem Deus tinha se agradado?
Para relembrar, o “pecadão” de Davi é marcado por três transgressões gritantes: um adultério deliberado, tentou embriagar Urias num esforço para dissimular sua própria culpa e, finalmente, providenciou para que Urias morresse. Davi seguiu dando um passo errado atrás do outro, mas onde estava Bate-Seba nessa história?
É muito comum, ao falarmos sobre o assunto, que lembremos de Davi, mas não devemos esquecer o que Bate-Seba fez. Davi se fixou em Bate-Seba, quando a viu tomando banho, enquanto ele passeava pelo terraço da casa dele. Você concorda que Bate-Seba deveria se dar conta de que ela estava tomando banho em um lugar em que poderia ser observada? Provavelmente, ela estava no terraço da casa dela, que a maioria das casas tinha, ao invés de ter telhado.
Era muito gostoso, ficar no terraço da casa, principalmente, ao pôr-do-sol. Porém, se Bate-Seba deveria ter se protegido e não o fez, fica difícil não a responsabilizarmos por uma participação no caso dela com Davi, o que também não isenta Davi da parte que ele teve na responsabilidade do ato.
Não temos detalhes de como foi o primeiro encontro deles. O que sabemos é o resultado desse encontro: Davi e Bate-seba foram para cama, e ela engravidou. Não dá para saber se quando foi chamada, ela não desconfiou sobre o motivo porque Davi estivesse lhe intimando. Mas uma coisa é certa: poderia ter, pelo menos, mostrado resistência à cantada que recebeu para não ser cúmplice do adultério.
Urias, que era leal e sincero, jamais imaginaria que pudesse ser traído daquela forma pelas duas pessoas em quem ele mais confiava. Mas o fato é que a morte de Urias aconteceu, e uma vez viúva, Bate-Seba tornou-se mais uma das esposas de Davi.
A Bíblia não relata o que Bate-Seba achou disso tudo, só fala de Davi. A narrativa bíblica mostra tanto o pecado quanto o arrependimento do rei, assim como o castigo que ele sofreu e, depois, como foi redimido. Apesar disso, Davi, por toda vida, pagou pelas conseqüências desses pecados.
Embora não sejam mencionados os detalhes, Bate-seba foi responsável por essa história, lado a lado com Davi. Isso é um aviso para toda mulher que brinca com sua beleza física dos graves perigos que isso envolve. Porque Deus exige que todos os nossos caminhos sejam retos na presença dEle.
TAG