quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cafeína altera níveis de estrogênio nas mulheres


A dose diária que você consome de cafeína pode alterar mais que os seus níveis de energia. Uma pesquisa recente com mulheres entre 18 e 44 anos indica que beber café e outras bebidas com cafeína em sua composição pode alterar, por um período curto, os níveis de estrogênio.
O efeito varia de acordo com a raça. Nas mulheres brancas, a cafeína parece diminuir os níveis de estrogênio. Nas asiáticas ocorre o inverso, com o aumento nos níveis do hormônio.
Publicado no "The American Journal of Clinical Nutrition", o estudo não analisou mulheres com idade avançada.
Os cientistas afirmam, contudo, que as mulheres em idade reprodutiva que tomam uma xícara de café todos os dias têm poucos motivos para preocupações.
Os efeitos da cafeína sobre o estrogênio são tão pequenos que, nas mulheres saudáveis, a substância não influi na ovulação ou no estado geral de saúde, pelo menos a curto prazo.
"Isso é importante do ponto de vista fisiológico porque ajuda a compreender como a cafeína é metabolizada pelos diferentes grupos genéticos", afirmou Enrique Schisterman, um dos autores e pesquisador sênior dos Institutos Nacionais da Saúde americanos.
"Porém, beber café não alterará significativamente, do ponto de vista clínico, o funcionamento hormonal das mulheres em idade reprodutiva", afirmou.
Ele observou que é necessário prosseguir com a investigação. "Não sabemos se existem efeitos a longo prazo dessas pequenas alterações nos níveis hormonais", afirmou.

Fonte: CJ Portal Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...