A MATURIDADE É O OBJETIVO DE DEUS PARA OS SEUS FILHOS


QUANDO EU ERA MENINO , FALAVA COMO MENINO , SENTIA COMO MENINO , PENSAVA COMO MENINO , QUANDO CHEGUEI A SER HOMEM , DESISTI DAS COISAS PRÓPRIAS DE MENINO “.
I Coríntios 13: 11
É tão lindo ver os bebês , brincando , comendo , engantinhando , estas coisas são próprias de bebês .

O bebê não vai ser bebê para sempre , ele vira uma CRIANÇA , e fala , emite opiniões , anda , vê programas na tv , etc…estas são coisas PRÓPRIAS de CRIANÇAS . Depois esta CRIANÇA CRESCE e passa a ser um ADOLESCENTE , outra fase completamente , fase transitória que traz muitas mudanças internas e externas destas pessoas , tempo de namoro , de andar com os amigos , de procurar as pesssoas de suas gerações . Os pais se preocupam com quem andam , por onde andam , o que fazem . Estes adolescente estão fazendo as coisas PRÓPRIAS desta idade .

Depois da adolescência , vem a JUVENTUDE , nesta fase se SONHA com o futuro , a preparação para uma vida melhor , leva estes a estudar , a concluir o segundo grau , a ir a universidade, nesta fase alguns se casam , outros se dedicam aos estudos , outros apenas sonham . Estas coisas são PRÓPRIAS desta fase da vida .

Depois da JUVENTUDE vem a fase ADULTA , onde a vontade de tomar mamadeira ficou para traz , onde o desejo ADOLESCENTE de viver sua própria vida sem o envolvimento dos pais ficou para traz , onde o desejo JOVEM de casar , estudar e SONHAR em vencer na vida fica pra traz , na fase ADULTA a MATURIDADE deve estar presente . A experiência com os amores do passado e que não deram certo , TRAZ uma forma de selecionar os amigos , os namorados , ou aqueles com quem se irá relacionar emocionalmente .

Depois da fase adulta vem a TERCEIRA IDADE , A PRIMEIRA IDADE VAI DO NASCIMENTO A JUVENTUDE E FASE ADULTA , A SEGUNDA IDADE VAI DA FASE ADULTA A VELHICE , A TERCEIRA IDADE VAI DA VELHICE ATÉ O FIM DA VIDA .
Quando alguém depois de enfrentar tantas lutas , provas , dificuldades na vida , consegue chegar a ESTA FASE , esta pessoa deve ter amadurecido muito , pois aprendeu muitas coisas , por este motivo , em algumas sociedades , principalmente estas pessoas são tratadas com tanto respeito , são como um LIVRO cheio de coisas para contar , que pode ajudar os mais jovens sobre o que é a vida .

Paulo informa aqui neste texto que um bebê não pode agir como um idoso, e um adulto não pode agir como um adolescente , a MATURIDADE faz com que cada pessoa viva cada fase de sua vida , aprendendo e crescendo .

MATURIDADE É O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO COMPLETO
Antes de analisarmos este texto onde Paulo quer nos ensinar sobre o que devemos fazer para melhorar como ser humano . Primeiramente vamos definir a palavra MATURIDADE , o dicionário Aulete vai nos ajudar , vejamos :

(ma.tu.ri.da.de)
sf.
1 Estado de desenvolvimento completo.
2 Capacidade intelectual e psíquica própria da pessoa adulta normal: Afinal, nosso filho chegou à maturidade!
3 Período entre a juventude e a velhice; idade madura.
4 Ação ou ponderação de pessoa madura; PRUDÊNCIA; SISO: Uma opinião que revela maturidade.
5 Estado de perfeição, de excelência ou de plenitude: A arte desse escritor atingiu a maturidade.

6 Qualidade daquilo que amadurece: A maturidade plena de um fruto.
7 O último estágio, num processo de desenvolvimento, de evolução
[F.: Do lat. maturitas, atis. Ant. ger.: imatureza, imaturidade.]
Com a ajudar do Aulete , descobrimos que MATURIDADE é o ESTADO DE DESENVOLVIMENTO COMPLETO , CAPACIDADE INTELECTUAL E PSIQUICA PRÓPRIA DA PESSOA ADULTA , É O PERÍODO ENTRE A JUVENTUDE E A VELHICE , MATURIDADE TAMBÉM É A AÇÃO OU PONDERAÇÃO DE PESSOA MADURA , É O ESTADO DA PERFEIÇÃO HUMANA , É TAMBÉM A QUALIDADE DAQUILO QUE AMADURECE .

Geralmente colhemos um ABACATE quando ele está MADURO , Ninguém gosta de um frango quando ainda é um pintinho , mas quando cresce , MADURO . A MATURIDADE deveria ser um EFEITO NATURAL da vida , mas na realidade nem todas as pessoas AMADURECEM , cabelos brancos nem sempre são sinais de MATURIDADE , existem pessoas mais jovens que são mais AMADURECIDAS do que pessoas idosas .
MATURIDADE é um estágio do SER HUMANO por inteiro , amadurecemos quando nosso CORPO , ALMA E ESPÍRITO estão HARMONIZADOS .

O grande segredo da maturidade é que ela tem que vir na FASE CERTA , costumamos ver CRIANÇAS trabalhando no campo como se fossem adultos amadurecidos , este tipo de trabalho é para ADULTOS não para crianças .

CRIANÇAS tem que BRINCAR , ESTUDAR , SOCIALIZAR com outras crianças . Costumamos ver também ADULTOS INFANTIS , pessoas que já viveram tanto , já enfrentaram tantos desafios na vida , mas agem como se ainda não tivessem amadurecidos . Estes ADULTOS INFANTIS são inconstantes , frágeis e voláteis , quando casados e brigam com seus parceiros , ficam um bom tempo sem se falar como se fossem adolescentes brigando com a namorada. Estes ADULTOS INFANTIS , em vez de irem a luta , em vez de buscarem seus sonhos , dependem ainda do PAI E DA MÃE para sustentá – los , lembremos que nossos pais nos sustentam até que adquiramos nossa maioridade e independência , depois disto é com agrente , mas algumas pessoas continuam a depender de seus pais . Outros ADULTOS INFANTIS , mesmo que casem continuam como crianças e ao brigar com seus companheiros , vivem a ligar para os PAIS ou voltam para a casa dos pais em vez de enfrentar seus problemas como ADULTOS AMADURECIDOS .
QUANDO EU ERA MENINO , FALAVA COMO MENINO , SENTIA COMO MENINO , PENSAVA COMO MENINO .

Em cada fase de nossa vida , FALAMOS , SENTIMOS E PENSAMOS como a maioria das pessoas de nossa fase . não pode ser diferente , esta é uma atitude NORMAL para cada fase , QUANDO menino eu FALAVA como MENINO também , nesta fase eu FALAVA como alguém que ainda não tinha experiência de vida , FALAVA como alguém que tinha SONHOS , FALAVA como alguém que precisava da ajuda de outras pessoas para tomar algumas decisões . Quando eu era MENINO eu SENTIA como menino , sentia NECESSIDADE de estar com meus pais e irmãos , SENTIA necessidade de estudar para ser alguém na vida no futuro , SENTIA vontade de brincar com meus amigos e vizinhos , eu jogava bola , rodava pião , jogava bola de gudes , soltava pipa , etc… Quando eu era MENINO eu também PENSAVA como MENINO , eu PENSAVA em ser alguém na VIDA , eu PENSAVA em obedecer meus pais , eu PENSAVA em trabalhar no futuro para um dia comprar minhas próprias coisas.
QUANDO CHEGUEI A SE HOMEM ( PESSOA MADURA ) DESISTI DAS COISAS PRÓPRIAS DE MENINO .

Paulo fala de sua própria vida para mostrar como as coisas mudaram em sua vida . O bebê Paulo cresceu , se tornou o MENINO Paulo , o MENINO Paulo cresceu e se tornou o JOVEM Paulo , o JOVEM Paulo cresceu e se tornou um HOMEM MADURO , ainda imperfeito , cheio de erros , cheio de falhas , precisando melhorar em algumas áreas de sua vida , mas um HOMEM MADURO , Um homem maduro , é uma pessoa EXPERIENTE , mas que usa esta EXPERIÊNCIA em prol de sua vida e da vida dos outros . O HOMEM MADURO PENSA mais e FALA menos , o HOMEM MADURO PERDOA o erro das pessoas , o HOMEM MADURO não é BRIGÃO mas PACIFICADOR , O HOMEM MADURO respeita a vontade das outras pessoas e não impõe a ninguém seu modo de ver , pensar e sentir .
O HOMEM MADURO não fica seguindo as OPINIÕES dos outros, mas é capaz de emitir suas próprias . O HOMEM MADURO não é FRIO NEM CALCULISTA nem EMOCIONAL demais , mas consegue EQUILIBRAR sua vida , tendo EQUILÍBRIO no CORPO , ALMA E ESPÍRITO .

O homem MADURO BUSCA a DEUS , o seu CRIADOR , pois a ÚNICA forma dele crescer realmente , descobrindo que não EVOLUIU do macaco , mas que foi CRIADO PESSOALMENTE por DEUS traz SENTIDO a VIDA ( NASCIMENTO , VIDA , MORTE , ETERNIDADE ) .

O HOMEM MADURO produz AMIGOS , pois ao entender que cada pessoa é diferente , esta pessoa respeita a forma de vida dos outros e se socializa com elas , trazendo o respeito das outras pessoas para ele também.

O HOMEM MADURO é CALMO , não se desespera , por ter enfrentado problemas sérios na vida e SOBREVIVIDO , esta pessoa diante das adversidades , se acalma e age com inteligência e experiência , esperando um resultado para seus problemas .
O HOMEM MADURO é o BUSCADO POR DEUS para a realização de sua obra , foi por isto que DEUS preparou MOISÉS 80 anos para usá – los pelos últimos 40 anos de sua vida , DEUS não tem pressa , o objetivo de DEUS é a MATURIDADE DE SEUS FILHOS , da mesma forma que nós como PAIS , queremos que nossos filhos CRESÇAM , ESTUDEM , CASEM -SE , TENHAM FILHOS , SEJAM ALGUÉM NA VIDA , e sejam motivos de ORGULHO para eles e para a sociedade em que vivem .
O HOMEM MADURO é não é EGOÍSTA , mas gosta de trabalhar com outras pessoas . OS DITADORES certamente não fazem parte deste grupo , estes pensam que são deuses e semideuses, se acham o centro do mundo , e que todos devem estar em torno deles , DEUS e as pessoas desprezam gente assim , o HOMEM MADURO , ouve a opinião alheia e descobre que as outras pessoas podem acrescentar muito a sua própria vida . As empresas procuram gente assim , MADURA , colaboradora , amiga , sincera e social .
DESISTI DAS COISAS PRÓPRIAS DE MENINO …….

Veja que lição maravilhosa o MAIOR SERVO DE DEUS DE TODOS OS TEMPOS nos traz . PAULO chegou ao nível que chegou por que foi DESISTINDO das coisas das outras fases de sua vida , é aqui que está o grande segredo da MATURIDADE HUMANA , chegar a maturidade não depende de nossos pais , de nossos professores , de nossos amigos , de nossos familiares . Não depende de diplomas , de curriculum vitae , não depende de estágios , depende somente de NÓS , a MATURIDADE vem quando DESISTIMOS das atitudes de outras fases da vida .

Caro leitor , então DESISTA de tomar MAMADEIRA com a mamãe nas horas das dificuldades , ALIMENTE -SE VOCE MESMO , DESISTA daquela inveja que voce tinha quando criança , quando seu colega ganhava um carrinho melhor que o seu .DESISTA das brigas INFTANTIS que voce tinha quando voce era menino , TROQUE as BRIGAS pela PAZ , PELO DIÁLOGO , PELA DIPLOMACIA , PELA CONVERSA .
DESIISTA de FALAR TANTO , de gritar , de chorar , de espernear , de querer que seus pais e coleguinhas fizessem sua vontade , troque por usar as palavras OBRIGADO quando alguém lhe serve , ou DESCULPE quando voce ofende alguém . DESISTA de dar o troco , de não levar o desaforo para casa , DESISTA DA VINGANÇA , leve o desaforo para casa sim , mas junto com o DESAFORO voce estará levando a MATURIDADE , a certeza de que valeu a pena viver e de que voce realmente aprendeu a viver .

DESISTA DE FALAR , FALAR , FALAR . Nós escritores , pregadores , evangelistas , conferencistas , GOSTAMOS de FALAR muito , mas o HOMEM MADURO , aprende ao ouvir . OUÇA DEUS falar ao seu coração e através da Bíblia Sagrada e voce certamente vai AMADURECER . Ouça as pessoas falarem com voce e sobre voce . Aceite as CRÍTICAS , voce não é perfeito , avalie cada uma delas , quem sabe voce está realmente precisando ouví – las , voce não CRITICA os outros ? não emite opinião sobre pessoas e coisas ? porque os outros não podem fazer o mesmo com voce .

DESISTA DO MAU HUMOR , o homem maduro não é sério , mas encara a VIDA como um grande PLAYGROUND , um parque de diversões . Quando tiver que chorar , chore , na hora da perda e da dor , curta estes momentos , mas nas outras horas , DIVIRTA -SE , conte piadas , sorria .

DESISTA das DOENÇAS em PROL DE UMA VIDA SAUDÁVEL , todos sabemos que alimentos nos fazem mal e que podem até nos matar , todos sabem que comidas gordurosas entopem as veias e podem nos trazer um infarto , e porque alguns não tratam deste assunto ? falta MATURIDADE , é verdade que ninguém sabe o dia em que vai passar para a eternidade , mas todos sabemos também que o cuidado com o CORPO , ALMA E ESPÍRITO é remédio para que vivamos o TEMPO que DEUS determinou que vivamos .


Coma frutas , saladas , peixes , e tudo que faça bem ao seu organismo , basta seguir a orientação de seu médico .
DESISTA do álcool , do cigarro , das drogas de todo o tipo , o HOMEM MADURO não vive de ilusões , de sensações que as drogas proporcionam , mas vive de realidade , o HOMEM MADURO não foge , mas encara a luta com garra , com fé e com conviccção da vitória .

Caro leitor , obrigado por me acompanhar em minhas reflexões bíblicas sobre a MATURIDADE , espero que voce seja uma PESSOA MELHOR a cada dia , que DEUS continue sendo o condutor de sua vida , e que voce a cada dia DESISTA de tudo o que te faz mal e não te faz um ser humano melhor .Que DEUS te abençoe.
TAG