quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Que é Que a Banana Tem?

bananaNinguém discute que o consumo regular de frutas faz um bem enorme para o corpo. Mas, você já parou para pensar em todos os benefícios que a banana pode trazer para a sua família?

A banana é uma fruta apreciada por muitos, por isso comecei a pesquisar sobre ela e veja o que eu descobri: a banana tem vitaminas A, complexo B, C, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, iodo, enxofre, manganês, e ainda por cima, é uma ótima fonte de carboidratos. E tem mais, pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes. Não é à toa que essa fruta é eleita a nº 1 pelos maiores atletas do mundo. Lembra do Gustavo Kuerten (Guga) comendo banana nos intervalos das partidas de tênis?

Você sabia que existem mais de 100 tipos de bananas cultivadas em todo o mundo? Porém, os tipos mais conhecidos no Brasil são: a nanica, a prata, a da terra e a maçã.

Também achei incrível o número de doenças que ela ajuda a curar ou prevenir. Veja só estes exemplos:

* Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobulina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

* Capacidade mental: 200 estudantes de uma escola em Twickenham (Middlesex) tiveram ajuda da banana para elevar sua capacidade mental. Pesquisas mostram que frutas com elevado teor de potássio ajudam alunos a aprender e manterem-se mais alertas.

* TPM: mulheres, além das pílulas, comam banana. Pois ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, afetando o humor.

* Enfarto: de acordo com pesquisa publicada no Jornal de Medicina de New England, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%.

O uso da banana também serve como anti-estresse, no tratamento de verrugas, combate à pressão alta, enjôo matinal e azia.

A banana é remédio natural contra muitos problemas. Comparada à maçã, tem quatro vezes mais proteína, duas vezes mais carboidrato, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes outras vitaminas e minerais. Então, talvez, seja hora de somar “uma banana” ao ditado que diz: “uma maçã por dia dispensa o médico”.

Como sabemos a banana é uma fruta muito popular no Brasil. Com ela é possível fazer desde uma simples banana split até pratos requintados. Por que não aproveitar esse gostoso, nutritivo e barato alimento?

Quando minha irmã Rubinha chegou do internato, antigo ENA em Belém de Maria- PE ( e já faz muuuuiiito tempo) trouxe a receita de um delicioso pão de banana. Normalmente nunca faço só uma receita, sempre duas ou três, e assim, acabo presenteando amigos e vizinhos. E vou confessar, esse pão faz o maior sucesso, tanto pelo sabor quanto pela sua praticidade. Ficou curiosa? OK! Então teste esta receita e se prepara para os elogios.

Pão de Banana

1 ½ xícara (chá) de banana-nanica amassada

½ xícara (chá) de água

½ xícara (chá) de óleo

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de suco de limão

1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 xícara (chá) de açúcar

2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

Coco ralado a gosto

Modo de fazer: Coloque o açúcar, o sal, a farinha de trigo e o coco ralado numa tigela. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador. Com uma colher de pau misture os ingredientes batidos com os secos da tigela. (A massa fica mole e não precisa esperar que cresça). Coloque numa forma de bolo inglês, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos, ou até que enfiando uma faca no centro, esta saia limpa. E bom apetite!

Fonte de pesquisa: www.todafruta.com.brwww.runnrsp.com.br/nutricao

www. radioclubecampobelo.com.br. Revista Pense Leve ano 16 nº 189.

Dayanna Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...