Sacerdotes gays podem ser ordenados como bispos na Igreja Anglicana


Sacerdotes gays podem ser ordenados como bispos na Igreja Anglicana 
No início deste ano a Igreja Anglicana anunciou que não há mais proibição que impeça que sacerdotes gays sejam ordenados a bispos. A nova regra, contudo, pede para que estes sacerdotes escolham a abstinência sexual.
Em comunicado oficial emitido pela Câmara dos Bispos diz que o sínodo “confirma que os requerimentos colocados nas regras de 2005 acerca da eligibilidade para ordenação para aqueles em relações civis que são consistentes com o que é ensinado na Igreja da Inglaterra se aplicam igualmente”.
Em 2005 ficou decidido que os religiosos podem estabelecer relações homossexuais civis desde que mantiverem o celibato como foi o caso do reverendo Jeffrey John, reitor de St. Albans. Ele tem um relacionamento de longa duração com outro religioso e afirma que não há conjunção carnal entre eles, mas mesmo assim em 2003 ele não pode ser ungido como bispo.
Ao saber da nova decisão, John comemorou a possibilidade de sua ordenação. “Se for genuinamente verdadeiro que todos os níveis de ordenação estejam abertos a pessoas gays, então é algo muito bom”, disse ele.
O anúncio do fim da proibição gerou polêmica entre os fiéis da igreja anglicana já que recentemente foi vetado a unção de mulheres como bispos.