Enquanto
denominações como a Universal do Reino de Deus e a Mundial do Poder de
Deus crescem em ritmo acelerado, a Igreja Pentecostal Deus é Amor possui
algo em torno de 900.000 membros, segundo último levantamento feito
pelo IBGE, em 2010. O baixo crescimento passou a ser visto com
preocupação por parte da liderança da IPDA, por motivos óbvios: apesar
de possuir mais tempo de atividade no Brasil e no mundo – completou 50
anos no último dia 3 de junho – e ter experimentado um significativo
crescimento entre as décadas de 80 e 90, a IPDA tem encontrado
dificuldade para competir com outras denominações com menos tempo de
atividade, mas que ocupam cada vez mais espaço nas capitais e grandes
cidades do Brasil.
Fora a sede mundial e umas poucas sedes regionais, grande parte das
igrejas da IPDA são compostas por pequenos salões alugados e com não
mais de que 50 membros, o que dificulta a competição com outras
denominações com maior presença nas principais vias como a IURD e a
IMPD, além de outras denominações pentecostais com grande presença nos
bairros, como as Assembleias de Deus. Há outras razões do baixo
crescimento experimentado nos últimos anos, como a rigidez doutrinária e
de usos e costumes, escândalos envolvendo lideres máximos da Igreja,
campanhas de cura e libertação adaptadas a partir da IPDA pelas igrejas
neopentecostais e o não investimento em meios de comunicação de massa,
como a televisão.
Com a liberalização de costumes e o investimento na comunicação
direta com os telespectadores, as igrejas neopentecostais criaram um
mecanismo “eficaz” de captação de contribuintes e avanço em áreas
dominadas por igrejas pentecostais e históricas. O uso de mecanismos
comuns à Segunda Onda Pentecostal Brasileira (Paul Freston, 1993), como
às campanhas de cura e libertação permitiu às igrejas neopentecostais
garantias de um crescimento contínuo. Seduzidas pelas promessas de
prosperidade e cura “divina” e a não exigência de usos e costumes, os
ouvintes encontraram em denominações como a Mundial do Poder de Deus a
solução para seus problemas.
Campanha publicitária
Penalizada pelo avanço das igrejas neopentecostais – baseado nos
programas televisivos – e sem poder abrir mão de sua história e
costumes, recentemente a Igreja Pentecostal Deus é Amor passou a
desenvolver uma campanha publicitária que envolve anúncios em jornais
como o Metro, panfletos
e a associação da imagem do fundador, David Miranda, à denominação. No
jornal e nas fachadas das filiais da IPDA, uma imagem do fundador com
sua coleção particular de cadeiras de rodas e muletas – frutos de suas
campanhas “milagrosas” na sede mundial e em cruzadas pelo mundo – é
exibida na tentativa de atrair mais seguidores. Associada à imagem de
Miranda, no Metro uma frase chama a atenção: “Estas são algumas das
milhares de muletas, cadeiras de rodas e aparelhos ortopédicos de
pessoas que alcançaram o milagre de Jesus, na Igreja Pentecostal Deus é
Amor.”
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