A qualidade viciante da bondade

 



A qualidade viciante da bondade

Como você pode ser viciado em bondade enquanto Deus apoia seu hábito

Um bom vício?
Quando falamos sobre vícios, a maioria das pessoas olha para isso de um ponto de vista negativo. Mas e se você pudesse ser viciado em algo positivo? Em sua carta aos coríntios, Paulo descreve um certo grupo de pessoas que eram viciadas. Mas não era em álcool, drogas ou jogo que eles eram viciados. Seu vício estava dando: “Rogo-vos, irmãos, (vós conheceis a casa de Estéfanas, que são as primícias da Acaia, e que se dedicaram ao ministério dos santos)” (1 Coríntios 16:15) .

Eles não apenas eram generosos e gentis com seus bens, mas também eram viciados em serem gentis e generosos com eles! O que consumia suas mentes e motivava suas ações não era quanto dinheiro eles poderiam ganhar, quantas vendas eles poderiam fazer ou como contratos eles poderiam fechar. Era sobre quantos crentes eles poderiam abençoar e quanto eles poderiam dar. Parece drástico e quase radical, mas é isso que Deus, por meio do Espírito Santo, pode inspirar em todos nós.

Não Baseado em Sua Própria Capacidade
Este tipo de bondade e generosidade radical não se baseia em quanto temos ou no que somos capazes de fazer, mas no Espírito Santo gerando essa paixão pelos outros em nós. Em 2 Coríntios 8, Paulo descreve outro grupo de crentes que também foi capturado por essa bondade e generosidade radicais. Esses crentes não eram ricos, na verdade, eles estavam passando por dificuldades financeiras, mas isso não impediu que seu amor pelos outros transbordasse em bondade.

Isto é o que Paulo escreve sobre eles em 2 Coríntios 8: 2-4: “porque em uma dura prova de aflição, sua abundância de alegria e sua extrema pobreza transbordaram em uma riqueza de generosidade da sua parte. Pois eles deram de acordo com seus recursos, como posso testemunhar, e além de seus recursos, por conta própria, implorando-nos sinceramente pelo favor de tomar parte no alívio dos santos— ”Sua bondade não se baseava em sua capacidade, porque eles deu além de seus meios. Eles ficaram tão animados e motivados para mostrar bondade que até imploraram a Paulo pelo favor de ser uma bênção! Eles também eram viciados em bondade.

O que ele tem feito por você ultimamente?
Então, se não fosse com base em sua habilidade, o que poderia estimular essa bondade radical? O versículo 4 do mesmo capítulo nos diz: “... e isto, não como esperávamos, mas eles se entregaram primeiro ao Senhor e depois pela vontade de Deus para nós”. Eles entregaram suas vidas e recursos a Deus e, com base nessa rendição, estavam livres (e entusiasmados) para dar aos outros. Eles foram surpreendidos pela misericórdia e bondade de Deus em suas vidas, que de boa vontade entregaram suas vidas e tudo o que precisava a Deus. O resultado que se seguiu foi uma explosão de bondade para com os outros.

Algo poderoso acontece quando você se lembra continuamente da bondade de Deus em sua vida. A bondade de Deus em nossas vidas motiva a bondade de Deus em nós para com os outros e conforme você continua a praticar essa bondade radical, ela se torna um vício! Como o pastor Dave disse neste fim de semana, é preocupante pensar que Jesus foi até mesmo bom para Judas, sabendo muito bem o que Judas acabou fazendo. Da mesma forma, a Bíblia diz que antes de nos tornarmos filhos de Deus, não éramos apenas alienados Dele, éramos seus inimigos (Romanos 5:10). No entanto, quanto estávamos longe Dele, Sua bondade nos alcançou e nos tornamos uma família. A bondade radical para com os outros começa quando reconhecemos Sua bondade radical para com os outros.

Você não pode superar a Deus
Muitos de nós estão familiarizados com as palavras consoladoras de Filipenses 4:19: “E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus”. Mas você sabia que essas palavras foram escritas para o mesmo grupo de crentes em 2 Coríntios 8 que estavam implorando a Paulo para tomar parte na generosidade de outros crentes? Quanto mais entregamos nossas vidas a Cristo e recebemos Sua bondade, mais bondade fluirá para os outros. E quanto mais Sua bondade flui para os outros, mais tomamos parte nessa generosidade e bondade radical, mas isso não é o fim! Deus então provê nossas necessidades para que possamos continuar a ser gentis com os outros.

Como uma pessoa disse: “Sou viciado em dar, e Deus apoia meu hábito”.


. . 🖎Deixe seu comentário!.
.👫Marque os amigos! .


https://web.facebook.com/prflavionunes/

https://www.instagram.com/prflavionunes/ 

TAG