Canções das que citam as escrituras

 


Canções das Escrituras

Eu cresci na minha jornada cristã ouvindo muitas músicas. Essas canções foram formativas para mim. Lembro-me literalmente de segurar minha língua enquanto aprendia a protegê-la do mal. Fui exortado por uma melodia ondulante a obedecer a meus pais no Senhor. Mas, por alguma razão, a música de que mais me lembro - particularmente a linha descendente final cantada por alguma voz jovem e fofa: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.

O versículo, é claro, é Filipenses 4:13 . Vergonhosamente tirado do contexto, tem sido usado erroneamente para sugerir que o crente pode alcançar seus objetivos pessoais porque Jesus dá sua força aos crentes. De bolas de basquete enterradas a perda de peso e cargos de CEO, Filipenses 4:13 foi erroneamente aplicado como uma mensagem de "seja tudo o que puder" O problema, é claro, com esta aplicação é que ela ignora o contexto bíblico daquele único versículo.

Paulo estava falando não de superpoderes, mas de estar contente em todas as coisas. No versículo anterior, Paulo escreveu: “Eu sei ser abatido e sei como ter abundância. Em toda e qualquer circunstância, aprendi o segredo de enfrentar a abundância e a fome, a abundância e a necessidade. ” Com essa clareza, o significado de Filipenses 4:13 é claro: Cristo capacitou Paulo a ficar contente em todas as situações, mesmo enquanto escrevia a carta, preso por compartilhar o evangelho.

Fiquei muito grato por redescobrir que a música simples de Steve Green incluía uma introdução falada, explicando o contexto de Filipenses 4:13 . No entanto, nem todas as canções que citam as Escrituras são responsáveis.

Algumas canções citam passagens sem seu contexto, deixando o trabalho exegético para o ouvinte - o que não é inerentemente errado, mas também não ajuda. Outras canções distorcem a verdadeira intenção do texto, colocando os versos em um novo contexto, o que faz um tremendo desserviço à igreja e desonra a Deus.

Espero que este artigo desafie os compositores a escrever, os pastores a selecionar e os cristãos a defender as canções que tratam as passagens em seu contexto original com um compromisso renovado de esclarecer o significado pretendido pelo autor bíblico de uma passagem.

Canções Exegéticas

Quando pregamos, sentimos o imenso cuidado necessário para manejar a palavra de Deus com precisão e integridade. As canções geralmente funcionam como sermões memoráveis, servindo à palavra de Cristo para que ela possa habitar ricamente em nós. A qualidade memorável da boa música ressalta a necessidade de aplicarmos às nossas composições o mesmo cuidado que dispensamos aos nossos sermões. Aqui estão algumas ideias sobre como você pode incluir citações das Escrituras com responsabilidade exegética:

1. Tome muito cuidado ao estudar as passagens das Escrituras antes de incorporá-las às letras das músicas. Leia capítulos inteiros - ou, melhor ainda, livros inteiros da Bíblia - antes de citar as Escrituras em uma música que você está escrevendo. Trabalhe duro para chegar ao significado pretendido pelo autor bíblico na passagem que você está estudando. Esforce-se para chegar a uma frase simples que resuma a ideia principal da passagem do seu texto, então veja como a Escritura que você pretende citar se relaciona com esse tema. Depois, leia alguns comentários confiáveis ​​sobre sua passagem para verificar seu trabalho. Tome o mesmo cuidado ao avaliar as letras das músicas que contêm referências das Escrituras. Sim, é um trabalho árduo. Abrace a jornada e esteja disposto a que sua percepção de uma passagem seja alterada antes de colocar a caneta no papel.

2. Envolva pastores e outros cristãos de confiança na revisão tanto de seu trabalho exegético quanto dos rascunhos de suas letras. Aqueles que pregam e ensinam passam um tempo valioso estudando a Bíblia: sua perspectiva é uma ajuda indispensável para nós. Compartilhe suas músicas com a mão aberta e vontade de revisar, refinar e esclarecer. Tente não se apegar muito ao seu trabalho de nenhuma forma. Afinal, estamos escrevendo para servir ao Senhor e à Sua igreja, não a nós mesmos.

3. Considere o uso de grandes seções das Escrituras em vez de usar um versículo curto para se inspirar. Muito frequentemente, nossos hábitos pessoais de estudo da Bíblia nos levam a refletir sobre um único versículo ou frase, e então naturalmente nos voltamos para elaborar pequenas partes das Escrituras em nossas composições. Esse foco estreito pode produzir algumas canções maravilhosas, mas é, de muitas maneiras, mais difícil de fazer com excelência. Ampliar o olhar de uma passagem - incluindo versículos e conceitos circundantes - nos ajuda a enquadrar nossas citações das Escrituras no contexto bíblico apropriado. 

4. Tente colocar e cantar salmos inteiros, ou pelo menos grandes seções de salmos individuais. Frequentemente, isolamos as seções “positivas” dos salmos por vários motivos, perdendo o contexto bíblico indispensável. Nosso repertório de música na igreja às vezes involuntariamente faz o mesmo com o livro de Salmos quando gravitamos em torno das seções que consideramos encorajadoras. Os Salmos são canções completas; as letras já foram escritas para nós!

As palavras de cristo

Sou grato por uma ênfase ressurgente em citar as Escrituras nas letras das músicas. Temo, entretanto, que se os compositores e líderes de música não forem cuidadosos, possamos estar prestando um péssimo serviço às Escrituras e, portanto, ao Deus que soprou as palavras que citamos.

Como compositores, não devemos empregar versos simples das Escrituras sem primeiro entender a passagem de onde vêm, e tratá-los com responsabilidade, em seu contexto adequado.

Como selecionadores de músicas, não estamos simplesmente marcando uma caixa para ver se as palavras ou frases podem ser encontradas na Bíblia; devemos ter muito cuidado para que essas palavras sejam usadas de forma consistente com o significado original do texto.

Como cristãos que cantam juntos quando nos reunimos, vamos celebrar canções que fazem isso bem. Incentive seus líderes ao selecionarem canções ricas, enfatizando sua apreciação pelo ministério da palavra por meio do canto. Afinal, quando cantamos, a própria palavra de Cristo deve habitar ricamente em nós - não apenas um grupo de palavras que Cristo também usou.


. . 🖎Deixe seu comentário!.
.👫Marque os amigos! .


@prflavionunes #prflavionunes #FocoNaPalavra
@pastorflavionunes #pastorflavionunes


https://web.facebook.com/prflavionunes/
https://www.instagram.com/prflavionunes/

TAG