O coração do ministério pastoral



O coração do ministério pastoral

Devido ao fato de frequentemente pastores e líderes cristãos serem vítimas de perseguição, e às vezes injustas, que vem recebendo, vejo a necessidade de esclarecer e explicar ao povo cristão em que consiste o chamado para o ministério sagrado, e quais devem ser os requisitos bíblicos que todo homem de Deus deve cumprir.

Meu espírito não é criticar ou demonizar como os fariseus. Apenas deixe claro qual é o coração do ministério pastoral.

Em cada chamada para o ministério sagrado, existem duas dimensões. Existe uma chamada externa (ritual, objetiva, concreta) e uma interna (existencial, subjetiva, espiritual)

O livro de Hebreus nos mostra um contraste e diferenças tremendas entre o Antigo e o Novo Testamento (Hb 1: 1-2,4; 2: 2-3; 3: 3,6). Obviamente, o pacto da graça (plano de redenção) é um, porém, o Antigo Testamento era precário, limitado, com menos luz (Heb. 8: 5). Por outro lado, o Novo Testamento possui a glória de ser “um pacto melhor” ( Heb. 8: 6)

A epístola aos hebreus nos ensina que os judeus convertidos ao cristianismo foram perseguidos e expulsos da sinagoga. Por esta razão, eles avaliaram a possibilidade de retornar ao judaísmo e apostatar do evangelho (Heb. 3: 7-15; 10: 38-39)

Portanto, a letra dos Hebreus nasceu para expressar as glórias da Nova Aliança, e a piedade que vem com viver na luz da Nova Aliança (Jer. 31:33)

Daí as diferenças entre os dois pactos. A Epístola aos Hebreus foi escrita para motivar e mostrar aos judeus convertidos que o sacerdócio do Novo Testamento é muito superior e melhor do que o Antigo (Ezequiel 36: 25-27)

Constantemente, no Antigo Testamento, encontramos um sacerdócio desgastado, sem vida, em falta, sem o vigor de seus primórdios no deserto. Os profetas dão testemunho disso em seus repetidos apelos para a conversão dos sacerdotes e a denúncia constante de corrupção que ocorria no tabernáculo e nos círculos sacerdotais (Jr 7:11; 1 Sam. 2: 27-36; 1 Sa 7: 1; Ez 44: 10-14)

Daí a antítese entre o sacerdócio de Levi (exclusivamente ritualístico) com o de Sadoc (cheio de fogo e piedade) (1 Sam. 2:35; 2 Sam. 15:35; Ezequiel 44: 15-16)

Além da corrupção, encontramos a terrível indiferença que os sacerdotes e levitas tinham para o verdadeiro significado do ministério pastoral. O tédio e o tédio dos sacerdotes são notados na denúncia de muitos profetas (Jeremias 23: 9-40)

Quase não havia distinção entre o exercício do sacerdócio do povo de Deus e o ministério dos "shemarin" (sacerdotes pagãos que praticavam a prostituição religiosa nos tempos cananeus)

É que o sacerdote do Antigo Testamento havia se acostumado a sacrificar animais, repetir a bênção sacerdotal e celebrar feriados judaicos da mesma forma que seus "colegas" pagãos que sacrificaram Baal.

Em suma, os sacerdotes da Antiga Aliança foram denunciados porque se tornaram meros oficiais do "sagrado". Matadouros da quarta série, assalariados religiosos, parasitas do templo, mercadores da fé. Você conhece algum deles?

Este sacerdócio tinha perdido a sua vocação divina e foi reduzido ao rito externo, à "forma", aos atos eruditos, à liturgia memorizada, à perpetuação do ofício, ao que foi herdado.

No Antigo Testamento, para ser ministro de Deus, bastava ter a sorte de ter nascido na tribo de Levi, cujas origens, curiosamente, eram de sangue e crueldade (Gn 49: 5-7), mas eles se esqueceram que o sacerdócio levítico deveria ser uma figura e um antegozo do sacerdócio de Melquisedeque, o sacerdócio da paz e da justiça (Salmo 110)

No entanto, Cristo, o sacerdote segundo Melquisedeque, quebra e denuncia esse vício dos homens (Mt 21,12-17) e renova a instituição, aperfeiçoando-a com seu exemplo. Cristo devolve o coração ao sacerdócio e coloca no seu centro a verdadeira vocação, o encontro com Deus, o chamado do fogo, o diálogo com Deus (Salmos 42: 1-3; 110)

Assim, o Novo Testamento convoca radicalmente cada filho de Israel a avaliar seu coração e interioridade, a fim de receber um novo espírito e um novo coração (Hb 8: 9-13). A Nova Aliança rompe com o antigo molde que foi reduzido pelos religiosos a uma mera função, e o renova para enfrentar o Deus vivo (Ezequiel 36:28)

Portanto, em primeiro lugar, o chamado de Deus é feito para que estejamos em sua presença. É a minha vida versus a Sua Vida (2 Cor. 3:18) Nas palavras dos Reformadores: Um ministério Coram Deo, isto é, de frente para Deus.

É que o ministro de Deus não é chamado apenas para “fazer bem a sua vara”, mas para estar diante do Deus Santo, assim como dos profetas da Antiga Aliança (Lucas 1:76; 1 Reis 17: 1).

Bem disse o erudito presbiteriano John Murray: “Devoção significa uma vida dada ou dedicada a Deus. Portanto, é o homem piedoso, que não vive mais por sua própria vontade, nem pelo caminho e pelo espírito do mundo, mas pela única vontade de Deus, que considera Deus em tudo, que envolve Deus em todas as partes do mundo. a sua vida, e cada parte da sua vida é segundo a piedade, fazendo tudo em nome de Deus e sob as regras que estão de acordo com a Sua Glória ”.

Poderíamos dizer que Cristo desempenha as funções de sacerdote, mas com coração de profeta (Jo 2,17), assim como deve ser a pastoral. Para ser sacerdote, mas com coração de profeta. O externo e o interno, o objetivo e o subjetivo, o concreto e o existencial, o ritual e o piedoso. Nenhuma dessas duas experiências pode ser divorciada da Glória de Deus.

Exemplos deste último são Isaías e Jeremias. Ambos com ascendência sacerdotal, mas chamados a ser profetas (Is. 6; 6-8; Jer. 1: 5). Não é que Deus despreza o ofício sacerdotal, mas que Deus está apontando para Cristo como a realidade última e completa do que é o verdadeiro ministério pastoral na Nova Aliança (João 10: 1-6)

Assim, o Novo Testamento estabelece dois requisitos fundamentais para seus ministros: um encontro com o Deus vivo e verdadeiro, e um coração piedoso para a glória de seu Nome (Atos 13: 2; 20:28; Marcos 3: 13-14 )

Esta é a única maneira pela qual um homem pode ser transformado em ministro de Deus, uma testemunha de Deus. Os profetas foram testemunhas e por isso começaram a pregar com o seguinte oráculo : "Assim diz o Senhor ..." (Is 21: 6)

Outra diferença que podemos perceber é que o sacerdote do Antigo Testamento oferecia sacrifícios a outros (Hb 9:25), oferecendo vítimas com as quais não tinham relacionamento. O procedimento do sacerdote era o seguinte: ele pegava o animal, o abatia, dizia as palavras apropriadas e depois ia lavar as mãos do sangue respingado (Is 1: 11-16)

Em vez disso, no Novo Testamento, nosso Sumo Sacerdote se oferece. A vítima oferecida é ela mesma. Ele não dá sacrifícios, mas se sacrifica. Ele não consagra ofertas, mas se consagra como oferta ao Deus vivo (Gl 2:20)

E, de fato, como o sacerdote da Antiga Aliança, ele se adorna e se veste, mas o faz com seu sangue. Assim, suas vestes, seus ornamentos, suas vestes sagradas tornam-se seu próprio sangue e seu próprio corpo (Apocalipse 1: 5; 19:13)

Por esta razão, o chamado da Nova Aliança é maior, melhor e mais excelente. Porque tem como modelo Cristo, que é ao mesmo tempo Sumo Sacerdote e Cordeiro.

Em resumo, a distinção entre uma aliança e outra é que a primeira aponta para uma realidade externa, é uma figura, é uma sombra, é um tipo (Hb 8: 5). Em vez disso, o Novo Testamento é substância, é céu, é piedade. , é graça, é entrega total (Hb 9:24)

Os sacerdotes da Antiga Aliança não eram tão claros nessa distinção. Nós não, que temos o mesmo exemplo de quem faz um sacrifício por seu povo.

Essa realidade tem consequências práticas e existenciais. Já que todo ministro da palavra deve se perguntar três coisas. Se ele realmente foi chamado por Deus, se ele realmente encontrou seu Senhor, e se ele decidiu se oferecer piedosamente como seu Mestre.

Cada uma dessas perguntas revela a escolha do coração. É o teste ácido da piedade, que poucos estão dispostos a fazer. E especialmente hoje, quando aparentemente, a igreja de Cristo está seguindo os mesmos passos dos sacerdotes da Antiga Aliança, que foram rejeitados por quebrar a aliança da graça.

Devemos tremer com a forte declaração que o puritano William Gurnall faz para nós: "Ninguém vai afundar tanto no inferno como aqueles que já se aproximaram do céu, porque eles caem das alturas mais altas."

Eu oro a Deus para que cada ministro, pastor, sacerdote e bispo endossem as palavras do puritano Thomas Watson:

Não pense bem sobre esses pecados porque eles estão na moda. Não tenha um bom conceito de maldade e maldade, porque a maioria anda por esses caminhos tortuosos. A multidão é um argumento estúpido ... O nome do diabo é Legião (Maioria) ... As explicações da maioria não vão salvá-lo diante do trono de Deus. Deus vai perguntar a você "Por que você quebrou minha aliança?" Então você dirá naquela época: "Senhor, porque a maioria dos homens o fez", porém, será uma resposta pobre: ​​E Deus lhe dirá: "Então, vendo que você pecou com a multidão, agora você irá para o inferno com a multidão. multidão".


.👫Marque os amigos! .


@prflavionunes #prflavionunes #FocoNaPalavra
@pastorflavionunes #pastorflavionunes

https://web.facebook.com/prflavionunes/

https://www.instagram.com/prflavionunes/

https://prflavionunes.blogspot.com/

TAG